Páginas

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Profissão Liberal e o Sindicato Laboral - Livre Escolha do empregado






A Consolidação das Leis do Trabalho, no Artigo 585 e parágrafo único concedeu ao profissional liberal o direito de decidir a que Sindicato destinar a sua contribuição sindical. 

Dispõe o mencionado artigo que ao profissional liberal é dado o direito de opção quanto ao recolhimento da contribuição sindical. A opção pela escolha do sindicato laboral representativo é do próprio empregado. NÃO HÁ OBRIGATORIEDADE DE SE FILIAR AO DE SUA CATEGORIA, especificamente.

É de opção deliberativa do mesmo na escolha do sindicato que melhor lhe convém, seja, no caso, específico da categoria ou vinculado ao objeto social da empresa (atividade preponderante na empresa) senão vejamos:

Art. 585. Os profissionais liberais poderão optar pelo pagamento da contribuição sindical unicamente à entidade sindical representativa da respectiva profissão, desde que a exerça, efetivamente, na firma ou empresa e como tal sejam nelas registrados.  

Assim sendo, quem decide o sindicato laboral é o profissional/empregado. Feito a opção que se consolida através de filiação, todos os direitos inerentes será desta Convenção/Acordo Coletivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a Licença Maternidade / Paternidade

 Alguns direitos relacionados a Licença Maternidade e Paternidade: 1- A quantas consultas/exames a gestante tem direito sem que ocasione fal...